Por que pessoas com lúpus devem sempre utilizar protetor solar?

O lúpus é uma doença autoimune crônica em que o sistema imunológico ataca erroneamente os tecidos saudáveis do corpo. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e podem afetar a pele, articulações, órgãos internos e outras partes do corpo. Algumas formas de lúpus podem se manifestar principalmente na pele, conhecidas como lúpus cutâneo.

A relação entre a exposição solar e o lúpus está relacionada à fotossensibilidade. Alguns indivíduos com lúpus podem ser sensíveis à luz ultravioleta (UV) do sol e também de lâmpadas que utilizamos dentro dos ambientes, o que pode desencadear ou piorar os sintomas. A exposição ao sol pode levar a erupções cutâneas, vermelhidão, inflamação das articulações e outros sintomas.

É importante que as pessoas com lúpus tomem precauções como usar protetor solar de amplo espectro com FPS de no mínimo 30, além de roupas de proteção, chapéus e óculos de sol quando expostos ao sol. O protetor solar deve ser utilizado inclusive em dias nublados e em que a pessoa fique somente dentro de casa.

Além disso, é recomendado evitar a exposição direta ao sol durante os horários de pico de radiação ultravioleta.

Vale ressaltar que o lúpus é uma doença complexa e a exposição solar é apenas um fator entre muitos que podem desencadear ou agravar os sintomas.

Se você ou alguém que você conhece tem lúpus e está apresentando lesões de pele, queda de cabelo, feridas na boca ou nariz, entre em contato com a Reumacenter para saber mais sobre os estudos clínicos que estão em andamento.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Fale conosco

Possui alguma dúvida? Basta entrar em contato com a gente. 

Obs: após o envio da sua solicitação nossa equipe entrará em contato para confirmar a disponibilidade do dia e horário pretendido.